terça-feira, 2 de agosto de 2011

Instituições solicitam realização de Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

O Imaflora, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Moradores do Parque Primeiro de Maio, solicitaram ao prefeito Barjas Negri, a realização, em Piracicaba, da etapa municipal da Primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial).

A 1ª Consocial , organizada pela Controladoria Geral da União, tem o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. A etapa municipal elaborará propostas de transparência e controle social para Piracicaba e elegerá delegados e aprovará propostas para as etapas estaduais e federal. A Conferência possui os seguintes eixos temáticos:

· Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;

· Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;

· A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;e

· Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

No entender da três entidades, é fundamental que Piracicaba integre este esforço nacional e estadual realizando sua 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social. A iniciativa tem potencial para tornar-se um marco no debate democrático, ao promover o aprimoramento das instâncias de participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública. As instituições que assinaram a solicitação ao prefeito se dispõe a trabalhar nessa direção e a contribuir na organização da Conferência.

Informações detalhadas sobre o evento podem ser encontradas no site oficial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário