O Projeto

O objetivo do projeto "Piracicaba Sustentável" é contribuir para a sustentabilidade do município através do fortalecimento da capacidade de participação da sociedade civil nas políticas públicas e da criação de instrumentos de transparência e controle social.


O projeto está estruturado em 3 eixos de atividades:

Eixo 1. Elaboração de estudos sobre os diferentes aspectos socioambientais do município e de instrumentos que subsidiem a participação da sociedade civil nas políticas públicas voltadas a sustentabilidade de Piracicaba.

Eixo 2. Fortalecimento da democracia participativa para a promoção de uma efetiva gestão compartilhada de políticas públicas entre governo, órgãos do Estado e sociedade civil.

Eixo 3. Sensibilização dos diferentes atores da sociedade civil, poder público e cidadãos em geral para que se apropriem das informações e instrumentos gerados em sua ações e reivindicações.


2012
Para este ano estão previstas as seguintes atividades:

Elaboração do Sistema de Indicadores Ambientais de Piracicaba
Elaboração de um sistema de indicadores ambientais que permita uma comunicação mais fácil da qualidade ambiental local, a verificação da efetividade das ações públicas e privadas implementadas e o acompanhamento dos progressos em direção a um município sustentável.


Ações de Fortalecimento dos Conselhos Municipais
Existem mais de 20 conselhos em Piracicaba (saúde, educação, meio ambiente, etc) que se configuram como espaços de participação e controle social das políticas públicas do município. Inicialmente será realizado um diagnóstico sobre atuação destes conselhos. A partir deste estudo, serão realizados encontros e espaços de capacitação dos conselheiros, buscando intensificar a atuação dos mesmos na participação e controle social no município. Esta ação ocorrerá em parceria com a ESALQ/USP, através do Prof. Paulo Eduardo Moruzzi Marques.


Incidência nas Políticas Ambientais e Rurais do Município
Atuação no controle e participação social das políticas ambientais e rurais do município como membro dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e de Desenvolvimento Rural (COMDER).


II Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba
Realização, em setembro, da II Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba que através de uma ampla programação discutirá os diferentes desafios da mobilidade no município como: predomínio do uso automóvel, transporte público, ciclovias, acesso a deficientes e idosos, etc


Inserção Piracicaba na Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis
A Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis é uma articulação de movimentos existentes em mais de 35 cidades (como os movimentos “Nossa São Paulo” e “Rio Como Vamos”). Através da criação de sistemas de indicadores, incidência em políticas públicas, fortalecimento da participação da sociedade civil e organização e mobilização em rede estes movimentos buscam construir cidades mais justas e sustentáveis Será mantido o processo de troca de experiências entre o Projeto "Piracicaba Sustentável" e seus parceiros com a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.  A troca ocorre a partir de visitas a cidades e instituições participantes do movimento e da participação do Imaflora e estimulo a participação de outras instituições e indivíduos nas atividades e discussões da Rede Brasileira.


Portal “Piracicaba Sustentável”
Elaboração de um Portal na internet com o objetivo de constituir-se como:

·  Espaço de conexão das ações de Piracicaba com a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis;
·    Espaço de difusão e discussão do Sistema de Indicadores Ambientais;
·    Instrumento de difusão das metas existentes nas políticas ambientais; e
· Fórum de discussões sobre os temas socioambientais e democracia participativa de Piracicaba.


Uma das regiões econômicas mais importantes do país, que concentra 5% do Produto Interno Bruto Nacional. Piracicaba tem crescido de forma acelerada, conquistando papel de destaque no cenário socioeconômico brasileiro.

O município possui características que podem ser observadas em outras cidades de médio porte do Centro-Sul do país, tais como concentração da população no meio urbano, agricultura de alta tecnologia e setor industrial consolidado.


Confira o projeto na íntegra:
Projeto Piracicaba Sustentável
Versão em inglês AQUI