Fundando em 1995 o Imaflora iniciou sua participação nas questões ambientais de Piracicaba em 1999 quando tornou-se membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). No inicio de 2009, decidiu intervir de forma mais ativa no município e constitui uma equipe para atuar em tempo integral em Piracicaba, além da participação de outros profissionais da instituição no projeto. Neste período, o instituto estruturou suas ações em três eixos: 1) geração de informações sobre questões ambientais do município; 2) participação no processo de formulação e implementação de políticas públicas; e 3) fortalecimento da democracia participativa.
No período foram realizadas, dentre outras, as seguintes ações:
1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Piracicaba (Consocial). Realizada em outubro de 2011, com a participação de mais de 140 pessoas, a Consocial aprovou um conjunto de 20 propostas que, se implementadas, permitirão um avanço significativo na transparência publica, participação e controle social e no combate à corrupção em Piracicaba. (clique aqui e conheças as propostas e moções aprovadas pela Conferência). O Imaflora participou ativamente da mobilização, elaboração de propostas e organização da Conferência. Em parceria com diversas organizações da sociedade civil e conselhos de políticas públicas, foram realizados cinco encontros preparatórios que se mostraram essenciais para o sucesso da Conferência. Além disso, o Imaflora integrou a comissão organizadora da Consocial contribuindo com a metodologia que foi utilizada no evento. (clique aqui e acesse as noticias sobre a Conferência e seus encontros preparatórios). acesse o Blog da sociedade civil sobre a Consocial
Ato Público “Piracicaba Contra a Corrupção!”. No dia 09 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, nove entidades da sociedade civil e dezenas de cidadãos piracicabanos realizaram, em frente ao terminal central, o ato “Piracicaba Contra a Corrupção!”. O ato foi uma manifestação contra os freqüentes casos de corrupção no Brasil e buscou sensibilizar a sociedade e o poder público de Piracicaba para a necessidade de avançarmos na promoção da transparência pública, em medidas anticorrupção e na participação e controle social em nosso município. (clique aqui e acesse as noticias sobre o Ato Público)
I Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba. Para promover reflexões e debates sobre o excesso de veículos nas ruas, o respeito aos pedestres, deficientes e idosos, o transporte público, as ciclovias e ciclofaixas, dentre outras questões, foi realizada de Estudo “O que o piracicabano tem a ver com a Amazônia?” que buscou caracterizar o consumo da madeira amazônica do município (volume consumido, origem, etc) e sugerir ações para um consumo sustentável do produto. (clique aqui para download do documento)
Estes três anos de projeto permitiram ao Imaflora conhecer de forma mais aprofundada a realidade socioambiental do município e construir relações de confiança e parceria com diversas organizações sociais e indivíduos que atuam com a questão ambiental e em diversas outras áreas.
