A Coleta Seletiva traz uma série de benefícios econômicos, sociais e ambientais para toda a sociedade: geração de emprego e renda, diminuição do consumo de energia e matérias-primas, economia nos gastos públicos, etc.
Como noticiado no Jornal de Piracicaba do dia 20 de julho, Piracicaba coleta de forma seletiva apenas 1,8% de seus resíduos. Além disso, a coleta abrange apenas 30% das residências e existem problemas significativos de regularidade na coleta. Tais fatos são preocupantes e evidenciam a necessidade de reestruturarmos as ações públicas relacionadas ao tema.
O Edital de Licitação de Resíduos de Piracicaba (PPP do Lixo) prevê que a empresa vencedora será responsável por realizar a coleta em 100% do município. Este é um passo fundamental, mas não será suficiente, pois a Cooperativa Reciclador Solidário não está estruturada para atender esta demanda, existe a necessidade de ações direcionadas aos catadores informais, dentre outros desafios.
Em janeiro deste ano a Sedema promoveu a Oficina “Coleta Seletiva e Reciclagem”. Foi um momento importante para levantarmos de forma participativa os principais desafios do tema no município. É necessário que a Sedema, como definido neste primeiro encontro, dê seqüência na organização destes espaços públicos de discussão para que seja elaborado e implementado um plano de ações.
clique na figura para ler a noticia
Nenhum comentário:
Postar um comentário