No evento, Helena Magozo (SMA/SP) e Jonas Santarosa (Secretário de Meio Ambiente de Americana) apresentaram, respectivamente, o funcionamento dos Fundos Municipais de Meio Ambiente de São Paulo e de Americana. A Secretária Municipal de Ação Cultural, Rosangela Camolese e o Secretário Municipal de Turismo, Omir Lorenço, apresentaram os Fundos Municipais de Piracicaba de suas respectivas pastas.
Vale destacar que os fundos municipais de meio ambiente são importantes instrumentos para a realização de projetos, programas e políticas ambientais de órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Os fundos facilitam a operação dos recursos captados em diferentes fontes (públicas e privadas), de modo a financiar a gestão ambiental municipal. Devem possuir mecanismos de transparência, participação e controle social.
O Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (FUMDEMA) criado pela Lei Municipal no 5.522 de 07 de dezembro de 2004 (consolidada pela Lei Complementar no 251 de 12 de abril de 2010), tem por objetivo custear ações que promovam as políticas ambientais de Piracicaba executadas pela Prefeitura Municipal ou em parceria com organizações da sociedade civil. Desde sua criação o mesmo está inativo, sendo que atualmente são discutidas as estratégias para estruturá-lo.
A expectativa é que o evento potencialize a estruturação do FUMDEMA de Piracicaba para que em breve o mesmo torne-se ativo no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário